quinta-feira, 1 de outubro de 2009

Coenzima Q10 - o tônico do coração!



Coenzima Q-10: o supernutriente - O composto do coração.
A Coenzima Q-10 (Co Q-10), é uma substância vitamina-símile, que encontra-se naturalmente presente em quase todas as células humanas, bem como em muitos alimentos. Este composto tem um papel de fundamental importância nos processos de produção de energia do nosso organismo, particularmente nas mitocôndrias, que são pequenas partes de nossas células, fabulosamente especializadas na produção de ATP, unidades básicas de energia utilizadas pelo nosso corpo para manter todas as nossas funções vitais.
Descoberta em 1957, foi só a partir de meados dos anos 80 que a comunidade científica veio realmente compreender a multivariedade de funções que esta substância exerce no corpo humano.
A partir dos 30-35 anos, fase de vida em que começamos efetivamente a envelhecer, os níveis de Co Q-10 começam igualmente a declinar, sendo mandatória a sua reposição diária através da suplementação por via oral. As doses, dependendo da idade e das necessidades individuais, podem variar de 50 a 200mg/dia.
Nos últimos 15 anos, centenas de milhares de trabalhos científicos ao redor de todo o mundo, têm apontado e confirmado inúmeras e importantíssimas ações de Co Q-10, dentre as quais:

- Aumento da capacidade imunológica.

- Redução do tempo de cicatrização.

- Melhora da resposta ao trauma cirúrgico.

- Diminuição da incidência de doenças neurodegenerativas.

- Melhora a função tireoidiana.
- Ajuda à infertilidade feminina.

- Reduz a incidência da doença periodontal, que é uma das principais causas de perda dentária.

- Ajuda nos controles do diabetes e aumenta a resposta ao esforço físico.

É, entretanto, no coração, aonde os efeitos desta substância são mais impressionantes.
Inúmeros e recentes estudos científicos, realizados nos quais mais importantes centros de pesquisa do mundo, são unânimes em apontar exuberantes benefícios para o coração humano, quando suplementamos a Co Q-10.
O grupo de condições cardíacas é bastante extenso e inclui: insuficiência cardíaca congestiva, cardiomiopatia, hipertensão, angina, prolapso mitral, arritmias variadas, aterosclerose, peroxidação lipídica, proteção do miocárdio durante cirurgias cardíacas, dentre outras.
Ao longo do tempo, estudos de terapia ortomolecular tentam insistentemente procurado chamar a atenção do público para a profunda mudança de paradigmas na ciência médica.

Entramos num novo século e em um novo tempo aonde manter-se sadio será a grande questão de ordem.
Não será mais tolerável e nem aceitável os sistemas de saúde em todo o mundo continuarem a desperdiçar somas astronômicas de dinheiro, em busca de cura para doenças ou de medicamentos "modernos" e invariavelmente caros, que atuam apenas na conseqüência dos problemas. Os custos com medicina curativa em todas as nações industrializadas do mundo, aproximam-se perigosamente do esgotamento. Todo um conjunto de ações e de mudanças tem que ser levado a efeito e a filosofia que norteia a pesquisa em medicina tem que ser urgentemente modificada para o desenvolvimento de terapias que possam manter as pessoas saudáveis e joviais ao longo de toda a vida, reduzindo, deste modo, os riscos e a incidência das chamadas doenças "inevitáveis" da velhice.

O velho e obsoleto modelo curativo de promover a medicina precisa atrofiar, para dar lugar a um modelo muito mais racional, lógico, eficaz e incomparavelmente mais barato: investir na promoção da saúde e na medicina preventiva. Com investimentos muito menos vultoso sem terapias preventivas e anti envelhecimento, poderemos, num futuro muito próximo, estender de forma significativa a expectativa de vida humana, ao mesmo tempo em que simplesmente eliminaremos ou reduziremos a incidência de doenças.

A promoção da longevidade, aliada à qualidade de vida, deve ser um pensamento mandatório na mente do século XXI. A busca por terapias simples, exeqüíveis e de baixo custo, através da suplementação de poderosos e naturais compostos como a Coenzima Q-10, é parte imprescindível deste processo.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial