terça-feira, 25 de outubro de 2011


Brasil: Causador de mau de Chagas pode combater doenças cardíacas


  
Brasília, 24 out (Prensa Latina) O protozoo Trypanosoma cruzi, causador do mau de Chagas, produz uma enzima que pode ajudar a combater doenças cardíacas, indica um estudo de pesquisadores brasileiros, divulgado hoje em São Paulo.

  De acordo com a estatal Agência Brasil, pesquisadores do Instituto do Coração da Universidade de Sao (Incor-USP) constataram que esse animal unicelular produz uma enzima chamada transialidase.

"Estudos realizados ao longo de 10 anos pelo Incor-USP já comprovaram que, em animais, essa enzima consegue eliminar as placas de colesterol que se aderem às arterias, reduzindo assim o risco de infartos", indica a fonte informativa.

Aponta que a diretora do Laboratório de Inflamação e Infecção desse centro paulistano, Maria de Lourdes Higuchi, dedicada a pesquisar o mau de Chagas, percebeu que nenhum dos afetados por esta doença apresentava arteriosclerose (acumulação de colesterol nas veias).

Então, Higuchi decidiu estudar os motivos disso e descobriu que a enzima transialidase elimina das células humanas ácido siálico, agente que ajuda às bactérias a se unir ao colesterol e aderir às paredes das artérias, formando blocos de gordura.

Para a pesquisadora, a ação dessa enzima no combate ao colesterol está confirmada em coelhos, mas -acrescentou- agora precisamos recursos para provar seus efeitos em humanos. De ter esse dinheiro, Higuchi afirma que em três ou quatro anos poderiam concluir esse estudo.

O diretor da Divisão de Cardiología Clínica do Incor-USP, José Antônio Ramires, espera que se consiga esse financiamento e adiantou que um possível tratamento dos problemas cardíacos a partir da transialidase seria "uma mudança de paradigma" e um grande benefício para os pacientes.

A Agência Brasil assinala que Ramires recordou que cerca de um terço das mortes no Brasil são causadas por doenças do coração, a metade delas devido à arteriosclerose.

mem/ale/bj