segunda-feira, 18 de novembro de 2013

Beber café protege o coração - Dra. Ana Luiza Lima (Cardiologista)

Estudos revelam que beber 4 xícaras de café por dia ajuda a proteger o coração, diminuindo o risco de desenvolver algum tipo de câncer e proteger até de derrames cerebrais.
Estudo foi feito durante 13 anos e avaliou pessoas que tomavam café ou algum tipo de chá frequentemente e pessoas que nunca os bebiam.
O resultado comprovou que pessoas que tomam regularmente café e chás sofrem menos de problemas cardíacos. Mas, se o indivíduo fumar um cigarro e a seguir tomar o café ou beber um chá, estes não terão nenhum benefício.
O ideal é que as pessoas bebam café ou chá com regularidade, mas sem esquecer de praticar atividade física, ter uma dieta equilibrada e não fumar.
Apesar dos benefícios do café, o mesmo deve ser consumido com moderação e deve ser evitado em pessoas portadoras de arritmias cardíacas.
Novos estudos avançam na busca de mais informações sobre os benefícios e malefícios do café.

Referências Bibliográficas

  1. De KONING GANS JM; UITERWAAL CS; VAN DER SCHOUW YT; GROBBEE DE; VERSCHUREN WM; BEULENS JW. Tea and coffee consumption and cardiovascular morbidity and mortality. Acesso em Out. 2011.
  2. LEVITAN EB; AHMED HN; MITTLEMAN MA; WOLK A. Coffee consumption and incidence od herat failure in women. Acesso em Out. 2011.
  3. REIS jP; LORIA CM; STEFFEN LM; ZHOU X; VAN HORN L; SISCOVICK DS; JACOBS J; CARR JJ.Cofee, decaffeinated coffee, caffeine, and tea consumption in young adulthood and atherosclerosis later in life: the cardia study. Acesso em Out. 2011.

domingo, 3 de novembro de 2013

Como desmascarar uma farsa

Desvendando lendas, hoaxes e mitos da Internet desde 1999. Lendas urbanas, pulhas virtuais, boatos, desinformação, teorias conspiratórias, mentiras, vírus, cavalos de tróia, golpes e muitas outras coisas que vagam pela Internet

FONTE: fhttp://www.quatrocantos.com/lendas/113_infarto.htm

Uma lenda perigosa

Coração

Como sobreviver a um ataque cardíaco quando estiver sozinho

A tradução brasileira dessa lenda fala em ataque cardíaco, muito embora a maioria das pessoas diga infarto, enfarto ou enfarte ao referir-se a esse tipo de ocorrência. (Segundo Tópicos Selecionados de História da Medicina e Linguagem Médica infarto e enfarte são duas coisas diferentes, mas isso não vem ao caso agora.)

A mensagem chama atenção pelo preciosismo de detalhes: a pessoa está aborrecida, às quatro e meia da tarde, a 8 quilômetros de distância de um hospital...

Deixando esses pormenores de lado o que interessa mesmo é a recomendação apresentada. Ao pressentir que está tendo um ataque cardíaco
Essas vítimas podem ajudar a si mesmas tossindo com força repetidas vezes. Inspire antes de tossir, tussa profunda e prolongadamente, como quando está expelindo catarro de dentro do peito. Repita a seqüência inspirar/tossir a cada dois segundos, até que chegue algum auxílio ou até que o coração volte a funcionar normalmente.
Tais recomendações teriam sido divulgadas pelos médicos do General Hospital Rochester.

Na cidade de Rochester, estado de Nova Iorque - Estados Unidos, existe o Rochester General Hospitalque apresenta o texto Important Notice Regarding the article "How to Survive a Heart Attack When Alone, ou seja: aviso importante a respeito do artigo "Como sobreviver a um ataque cardíaco quando estiver sozinho."

O hospital diz que:
Nos arquivos do Rochester General Hospital não há registro de nenhum artigo publicado nos últimos 20 anos que traga essas afirmações ou algo parecido. Além do mais, as informações contidas no texto não podem ser confirmadas pela literatura médica e não são, em hipótese alguma, recomendadas pela equipe médica deste hospital. As organizações The Mended Hearts, Inc, uma entidade de apoio a pessoas doentes do coração e a American Heart Association (AHA) já afirmaram que essas recomendações não devem ser repassadas nem seguidas por ninguém.
Veja também Important Notice: 'How to Survive a Heart Attack When Alone'.

Segundo Cough CPR, o procedimento descrito pode ser usado em situações especiais e sempre sob supervisão médica. Se alguém, por acaso, se encontrar na situação mencionada na mensagem o melhor a fazer é parar o carro e pedir ajuda.

Consultada sobre o assunto, Cathy Clapp da equipe doThe Mended Hearts, Inc. National Office nos envioumensagem afirmando o seguinte:
A American Heart Association não endossa os procedimentos denominados cough CPR - Cardiopulmonary Resuscitation largamente divulgado na Internet.

A American Heart Association não ensina tais procedimentos em nenhum dos seus cursos.
Em 03 de setembro de 2003, o noticiário da BBCmencionava que médicos poloneses recomendavam tossir ao sinal de um ataque cardíaco. Segundo os poloneses, o bombeamento de sangue provocado por uma tosse forte pode fazer a circulação melhorar pelo corpo e pelo cérebro.

Médicos da Fundação Britânica do Coração, no entanto, não corroboram esse procedimento. Dizem eles:


No momento, a Fundação Britânica do Coração não tem conhecimento de qualquer evidência convincente, baseada em estudos controlados, sugerindo que tossir vigorosamente seria de qualquer benefício para quem está sofrendo um ataque cardíaco. Portanto, não pode ser recomendado como uma medida de primeiros socorros.
Como regra geral, ao receber uma mensagem de origem indefinida que faça referência a questões ou procedimentos de saúde a atitude mais prudente e correta é conversar com o seu médico e pedir a opinião dele. Não siga a orientação contida na mensagem, pois ela pode ser falsa, incompleta ou, mesmo sendo verdadeira, ela pode não se adequar ao seu caso.

Não se deve passar adiante mensagens desse tipo, pois em vez de ajudar há o risco de prejudicar outras pessoas.

Uma das versões circula em formato Power Point Slide (.pps). Clique aqui se quiser vê-la, mas se você não clicar, não vai perder muita coisa não ;]


Versão que circula em outubro de 2013 tem com título "O que fazer se estiver tendo um infarto". Estiver tendo? Parece o idioma grotesco do "marquetinguês".

Vídeo em inglês.