A deficiência de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 leva à doença cardíaca porque aumenta o nível de homocisteína no sangue.
O título supra foi extraído da seguinte matéria:
O NOVO INIMIGO DO CORAÇÃO PODE SER O AMINOÁCIDO HOMOCISTEÍNA
da Agência Globo
McCully está lançando no Brasil o livro
Segundo o pesquisador, a deficiência de ácido fólico e vitaminas B6 e B12 leva à doença cardíaca porque aumenta o nível de homocisteína no sangue.
Ele acrescenta que além de dieta deficiente em vitamina B, herança genética, determinados medicamentos para tratar câncer, envelhecimento, mudanças hormonais (como menopausa), hábito de fumar, vida sedentária, diabetes e hipertensão aumentam os níveis de homocisteína.
“A elevação do colesterol é um sintoma, não a causa mais importante de doença cardíaca.
TEORIA – O médico diz que o risco de doença cardíaca tem sido associado a um elevado nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL), o colesterol ruim, e a uma redução da lipoproteína de alta densidade (HDL), o bom colesterol.
“A homocisteína é transportada pelo LDL. Portanto, é uma boa idéia baixar esta fração de colesterol, mas somente porque ela é o veículo do aminoácido.
De acordo com o médico americano, mesmo quem já sofre do coração pode se beneficiar de uma dieta rica em vitaminas do grupo, principalmente ácido fólico, B6 e B12, para baixar o nível de homocisteína.
Um dos maiores obstáculos à redução da homocisteína é o hábito de fumar.
Também o excesso de álcool é prejudicial ao controle da homocisteína.
As bebidas que contêm cafeína devem ser consumidas com moderação, isto é, uma ou duas xícaras por dia.
0 Comentários:
Postar um comentário
Assinar Postar comentários [Atom]
<< Página inicial